Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


A relação entre a procrastinação e a saúde mental

Postado em 06/01/2022


Algumas tarefas parecem extremamente simples, mas são exatamente estas que, constantemente “deixamos para depois”. Procrastinar é um ato comum na vida dos indivíduos e pode estar ligado a saúde mental. Você sabia?

Relacionar o ato de procrastinar com preguiça não é a única possibilidade para identificar o motivo deste comportamento. A falta de iniciativa de executar o que precisa ser feito pode estar ligada à dificuldades de administrar emoções como medo de errar, falta de motivação ou ansiedade.

Lidar com emoções difíceis é complicado e utilizar a procrastinação para não passar por este momento desafiador é uma forma de encontrar alívio a curto prazo. Porém, as questões continuam presentes, necessitando de atenção e cuidado. Este tipo de ciclo se torna vicioso e pode gerar prejuízos à saúde mental.
Pensando nisto, é importante observar como está o comportamento diário acerca das tarefas que precisam ser feitas e manter o acompanhamento profissional da saúde física e mental em dia. A psicoterapia, por exemplo, pode auxiliar muito neste processo.
Cuide da sua mente!